fbpx

Jovens: Aprendam desde cedo a controlar suas finanças

Com os avanços da internet e as inúmeras possibilidades de pesquisa, as novas gerações vêm entendendo a importância do controle financeiro e estipulam objetivos que vão desde a compra de eletrônicos até sua renda durante a aposentadoria, já que para se tornar um adulto financeiramente responsável, é preciso ter educação financeira desde cedo.

É na juventude que, geralmente, começamos a trabalhar e ganhar nosso próprio dinheiro. Portanto, organização e planejamento são essenciais para que o jovem saiba fazer escolhas sábias sobre seus rendimentos.

Apesar de enxergar a aposentadoria como algo distante, é preciso ficar atento para que o caminho construído financeiramente não seja arruinado por problemas que possam aparecer na jornada. Então para que isso não aconteça, o que é necessário fazer para não perder o controle financeiro e construir boas quantias para alcançar os seus objetivos?

1. SEPARE OS VALORES

O primeiro passo para os jovens obterem sucesso ao controlar suas finanças é fazer uma separação bem clara do que tem, do quanto recebem, gastam e economizam. O planejamento é fundamental, pois quando o jovem começa a entender de onde o dinheiro está vindo e para onde está indo, fica mais fácil separar os montantes de acordo com cada função.

DICA: registre campos como ‘entradas’, ‘saídas’ e ‘economia’ (dinheiro a ser poupado), isso pode ser feito através de planilha, manuscrito ou até mesmo através de aplicativos voltados ao controle financeiro.

2. ESTUDE FINANÇAS

Quem quer ter um controle financeiro efetivo precisa estudar as finanças, compreender como funcionam os sistemas monetários, câmbios, rendas fixas e variáveis. Isso lhe permitirá obter uma noção ampla sobre o assunto, evitando assim, prejuízos financeiros.

DICA: estude, ao menos, cerca de 20 páginas semanais, ou seja, quatro por dia. Assim, em pouco tempo você obterá grande conhecimento sobre finanças.

3. COMPRAS? APENAS À VISTA

Muitos jovens perdem o controle financeiro ao conhecerem o grande vilão das finanças: o cartão de crédito. Para que isso não mais ocorra, o ideal é realizar suas compras apenas à vista. Pense nos inúmeros benefícios que essa mudança lhe proporcionará:

– É possível obter descontos;

– Não haverão pagamentos de parcelas que tiram o sono;

– Não se acumulam dívidas;

DICA: defina uma meta, como por exemplo: dois anos em compras apenas à vista ou nos próximos três itens que ultrapassarem um valor estabelecido por você. Após esse tempo, sabendo poupar, é possível começar as compras a prazo.

4. ELIMINAR HÁBITOS PREJUDICIAIS

Ir todo final de semana para a balada, comer e beber fora, comprar roupas novas para cada saída com os amigos, é um hábito comum do jovem que, sem analisar o todo, acaba gastando demais em algo que poderia ser mais econômico. O descontrole financeiro começa a partir de hábitos desenfreados que, item por item, podem minar todo o planejamento para o alcance dos objetivos propostos.

DICA: faça uma lista de tudo aquilo que pode ser cortado do seu cotidiano, como os citados no exemplo acima. Ao colocar no papel, você perceberá quantas coisas são desnecessárias.

Leia também: Principais causas dos problemas financeiros

5. OLHAR OS BONS EXEMPLOS

A última dica se refere a observar.

Observe como seus pais ou pessoas que tenham uma vida estável utilizam dos sua renda. Exemplos práticos, pode ser o fator decisivo num controle financeiro efetivo. Procure saber sobre as mudanças que cada um deles teve de fazer para obter uma vida financeira sob controle, e aplique na sua para obter o mesmo resultado.

LEMBRE-SE: O bom planejamento financeiro traz resultados satisfatórios para aqueles que se esforçam desde já.

Quer mais dicas como esta para crescer financeiramente?

Confira outros artigos do nosso blog que podem ser perfeitas para a sua situação.

Até a próxima!

Carol Fanin

Carol Fanin

Sobre nós

A SOLUTION FOR LIFE é uma empresa especializada em planejamento financeiro diversificado que desde 1997 assessora pessoas a construir independência financeira, através de consultorias, palestras e workshops seguindo uma metodologia eficaz.

Artigos recentes...

Curta a nossa FanPage

Conheça a nossa metodologia!

Receba as nossas novidades
através do e-mail!

Iniciar conversa!
Precisando de ajuda? Fale conosco!
Olá!
Como nós podemos te ajudar hoje?