fbpx

Principais causas dos problemas financeiros

Excluindo alguns acontecimentos imprevisíveis, como doenças e desemprego, as principais causas dos problemas financeiros têm a ver com questões comportamentais.

É difícil acreditar que podemos nos autossabotar, quando se trata de dinheiro, mas infelizmente isso acontece.

É importante lembrar que a saúde financeira só é alcançada quando há autoconhecimento e equilíbrio emocional suficiente para ter uma boa relação com o dinheiro, onde é possível entender que ele existe para proporcionar felicidade e prazer e não angústias e medos.

O mesquinho que só pensa em acumular dinheiro para uma crise que nunca chega, por exemplo, não sabe usufruir dos bons momentos proporcionados por ele. Já o esbanjador, não pensa no futuro e nem se prepara para a conquista de seus sonhos, apenas utiliza o dinheiro de forma exagerada.

Por isso, a Solution For Life acredita que somos os principais responsáveis por nossos problemas financeiros, pois tomamos importantes decisões quando estamos sob a influência de emoções, resultando em sintomas como:

DESEQUILÍBRIO

As facilidades em obter altos limites de crédito são as principais ferramentas para chegar ao desequilíbrio financeiro.

IMEDIATISMO

O principal sintoma neste caso é não poder esperar para realizar a compra de determinado bem e adquiri-lo sem o planejamento financeiro ideal.

APATIA

Colocar todas as contas em débito automático pra evitar ver o extrato bancário é um erro grave pois não permite que o indivíduo enxergue sua real situação financeira.

EXCESSO DE OTIMISMO

Ao tratar de questões financeiras esse quesito também deve ser moderado, pois a autoconfiança em excesso, também, é sinônimo de fracasso.

PRESSÃO SOCIAL

Vivemos em uma sociedade consumista na qual diariamente, seja pela mídia, por familiares ou por amigos, somos impulsionados a consumir e adquirir algo e sabemos que o consumo desenfreado resulta em dificuldades financeiras.

Essas causas de descontrole financeiro acabam elevando o nível de estresse, o que pode trazer como consequências a insônia, compulsões, ansiedades, dependência química, alteração nos hábitos alimentares, enfraquecimento da imunidade e até hipertensão.

A “Autossabotagem Financeira” é uma das situações mais perigosas que enfrentaremos em nossa vida. Para que isso não se repita é importante estipular como meta imediata em sua vida financeira que:

  • Você não pode tomar uma boa decisão de compra quando estiver excitado ou empolgado.
  • Você não pode tomar uma boa decisão de venda quando estiver com medo.

DUAS REGRAS PARA O SUCESSO FINANCEIRO

Na maioria dos casos:

  • Se você pretende fazer uma compra de menor valor, espere pelo menos uma semana antes de concluí-la;
  • Se você pretende fazer uma compra de maior valor, espere pelo menos um mês antes de fechar negócio;

O PRINCIPAL OBJETIVO É PARAR DE FAZER COMPRAS POR IMPULSO, SEMPRE QUE POSSÍVEL.

Quando você toma a decisão de parar de comprar por impulso, está dando o primeiro passo para sua liberdade financeira. Você começa a, conscientemente, construir o sucesso financeiro para o seu futuro e, consequentemente, aprenderá que consegue sobreviver sem aquilo que deixou de comprar e começará a compreender que você é, na verdade, mais feliz dessa forma, ao deixar de comprar certas coisas.

PERGUNTA PARA REFLEXÃO

Pense numa situação onde realizou uma compra de maior valor por impulso e se arrependeu depois. Como se sentiu e o que faria de diferente no futuro, após esse aprendizado?

Até a próxima!

Carol Fanin

Carol Fanin

Sobre nós

A SOLUTION FOR LIFE é uma empresa especializada em planejamento financeiro diversificado que desde 1997 assessora pessoas a construir independência financeira, através de consultorias, palestras e workshops seguindo uma metodologia eficaz.

Artigos recentes...

Curta a nossa FanPage

Conheça a nossa metodologia!

Receba as nossas novidades
através do e-mail!

Iniciar conversa!
Precisando de ajuda? Fale conosco!
Olá!
Como nós podemos te ajudar hoje?