fbpx

Diversificação de Investimentos – Entenda o que é e quais as suas vantagens

Os investimentos são uma das melhores formas de aplicar o seu dinheiro, aumentar a sua renda e sua coleção de ativos.

Devido as eventualidades do mercado, investir envolve risco, alguns investimentos mais do que outros, mas todos possuem certa porcentagem, ainda assim existem táticas para proteger a sua renda, como a diversificação de investimentos, a qual, traz muitas vantagens.

DIVERSIFICAÇÃO DE INVESTIMENTOS

Considerada uma das principais técnicas aplicadas no controle de riscos, envolve distribuir os investimentos em torno de diferentes aplicações, para que caso haja um problema em uma, as outras não sejam afetadas.

OS TIPOS DE DIVERSIFICAÇÃO

Seus investimentos serão diversificados entre ações, fundos de renda e outras diversas opções independentes, todas sendo feitas tanto de maneira macro, como micro.

No micro, os investimentos também são diversificados, ou seja, as ações não são de uma mesma empresa, mas de diferentes empresas de tamanhos e setores distintos.

Sempre ressaltando que o objetivo é sempre espalhar ao máximo possível para diminuir ao máximo os riscos enquanto potencializa a rentabilidade.

Essa prática traz muitas vantagens.

A PROTEÇÃO AOS RISCOS

Além de deixar seu capital muito mais protegido, mostra a importância de reduzir os riscos, visto que ele pode surgir de várias formas. Por exemplo, pode estar relacionado a capacidade da empresa de cumprir o acordado com os acionistas, ou até mesmo, com fatores externos que fazem com que ela não cumpra seus objetivos operacionais.

Por isso diversificar é a melhor forma de controlar os riscos, pois é menos provável que todas as opções falhem, proporcionando assim, segurança e crescimento de renda.

O AUMENTO DA RENTABILIDADE

Falando sobre segurança, sabemos que os investimentos mais seguros, também são os menos rentáveis, daí a importância de diversificar seus investimentos, pois tal ação permite maximizar o potencial de ganhos.

O investimento mais seguro, no seu caso, pode ser a reserva de emergência, a qual geralmente é usada para algum imprevisto, mas – analisando-a financeiramente – não contribui para o crescimento do seu dinheiro de forma efetiva. Por isso, é importante deixar uma parte destinada aos investimentos mais rentáveis para que sejam aplicados em outras opções.

Leia também: Jovens: Aprendam desde cedo a controlar suas finanças

A FLEXIBILIDADE ESTRATÉGIA

Existe uma grande possibilidade de investimento estratégico de acordo com os objetivos estipulados.

Investimentos a um maior prazo geralmente tendem a ser mais rentáveis, enquanto aplicações de curto prazo, costumam ter uma rentabilidade menor.

O ideal é estipular objetivos de curto, médio e longo prazo, para desde já, diversificar os investimentos de acordo com esses objetivos e, assim, ter o dinheiro ou grande parte dele, no momento certo.

A partir dessas informações fica claro a importância de diversificar os investimentos, pois ajuda a planejar bem suas ações, protege o seu capital e potencializa os resultados. É um conceito fundamental para todos aqueles que desejam investir.

Gostou do conteúdo?

Não deixe de curtir e compartilhar com seus amigos.

Até a próxima!

Carol Fanin

Carol Fanin

Sobre nós

A SOLUTION FOR LIFE é uma empresa especializada em planejamento financeiro diversificado que desde 1997 assessora pessoas a construir independência financeira, através de consultorias, palestras e workshops seguindo uma metodologia eficaz.

Artigos recentes...

Curta a nossa FanPage

Conheça a nossa metodologia!

Receba as nossas novidades
através do e-mail!

Iniciar conversa!
Precisando de ajuda? Fale conosco!
Olá!
Como nós podemos te ajudar hoje?