fbpx

Educação Financeira e o poder de transformar os investidores

Sabemos que poupar dinheiro e fazê-lo render não é uma tarefa fácil para a maioria dos brasileiros, visto que, em nosso país ainda não é cultivada uma cultura de educação financeira.

Educação Financeira é a forma com que as pessoas compreendem e melhoram sua relação com o dinheiro, com orientação, formação e informação. Para começar a analisar a sua atual situação pergunte- se:

– Eu controlo o meu dinheiro ou é ele quem me controla?

Dependendo da sua resposta você perceberá o seu nível de Educação Financeira.

PAGAMENTO DE DÍVIDAS: MISTURA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PLANEJAMENTO

Para uma Educação Financeira bem-sucedida é de extrema importância ter pleno entendimento dos gastos, principalmente, onde as despesas não ultrapassem as receitas.

A partir disso, é possível perceber que o ponto inicial para a transformação das finanças pessoais começa com o pagamento das dívidas, dando sempre prioridade máxima aquelas que envolvem altas taxas de juros, como as dívidas no cartão de crédito e cheque especial.

A Educação Financeira lhe proporcionará habilidades de negociação, fator indispensável na hora de quitar as dívidas. Após quitar todas as suas dívidas em atraso, está pronto para começar o processo de poupar.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA POUPAR

Ter a consciência de que não se deve gastar mais do que se ganha é uma das etapas conquistadas para atingir uma Educação Financeira eficaz, ponto este que deve ser aprendido e entendido desde a infância, formando uma geração de adultos com atitude responsáveis diante das suas finanças.

Em países mais desenvolvidos, a cultura da Educação Financeira e da geração de poupança é estimulada nas escolas, nas conversas de família e de amigos, na educação infantil até a fase adulta e, todo esse suporte educacional voltado para as finanças permite maior sucesso financeiro, gerando poupança e criando reservas para os momentos de emergências.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA INVESTIR

O ponto alto e mais empolgante da Educação Financeira é transformar vidas por meio dos investimentos. Agora a boa Educação Financeira aprendida irá lhe proporcionar conhecimentos para investir suas reservas, onde haverá rendimentos, no mínimo, acima da inflação. Ver o seu patrimônio crescer por meio dos investimentos, rendendo a juros compostos é mais que gratificante, é empolgante.

É importante reservar de 20% a 30% das suas receitas mensais para os investimentos, bem como realizar uma diversificação para preservar seu capital e evitar perdas financeiras futuras. Deste modo, caso um investimento apresente resultados abaixo do esperado, outros irão realizar a compensação ao apresentarem resultados melhores.

Agora é fácil perceber que os investimentos trazem excelentes benefícios e proporcionam um futuro mais tranquilo. Assim, busque conhecimento, estabeleça metas, coloque seus planos em prática e veja o quanto a Educação Financeira pode ser uma excelente aliada nos seus projetos de vida, bem como a mudança da percepção do mundo que os cerca.

Quer mais dicas como esta para crescer financeiramente?

Confira outros artigos do nosso blog que podem ser perfeitas para a sua situação.

Até a próxima!

Carol Fanin

Carol Fanin

Sobre nós

A SOLUTION FOR LIFE é uma empresa especializada em planejamento financeiro diversificado que desde 1997 assessora pessoas a construir independência financeira, através de consultorias, palestras e workshops seguindo uma metodologia eficaz.

Artigos recentes...

Curta a nossa FanPage

Conheça a nossa metodologia!

Receba as nossas novidades
através do e-mail!

Iniciar conversa!
Precisando de ajuda? Fale conosco!
Olá!
Como nós podemos te ajudar hoje?