Sabemos que poupar dinheiro e fazê-lo render não é uma tarefa fácil para a maioria dos brasileiros, visto que, em nosso país ainda não é cultivada uma cultura de educação financeira.
Educação Financeira é a forma com que as pessoas compreendem e melhoram sua relação com o dinheiro, com orientação, formação e informação. Para começar a analisar a sua atual situação pergunte- se:
– Eu controlo o meu dinheiro ou é ele quem me controla?
Dependendo da sua resposta você perceberá o seu nível de Educação Financeira.
PAGAMENTO DE DÍVIDAS: MISTURA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E PLANEJAMENTO
Para uma Educação Financeira bem-sucedida é de extrema importância ter pleno entendimento dos gastos, principalmente, onde as despesas não ultrapassem as receitas.
A partir disso, é possível perceber que o ponto inicial para a transformação das finanças pessoais começa com o pagamento das dívidas, dando sempre prioridade máxima aquelas que envolvem altas taxas de juros, como as dívidas no cartão de crédito e cheque especial.
A Educação Financeira lhe proporcionará habilidades de negociação, fator indispensável na hora de quitar as dívidas. Após quitar todas as suas dívidas em atraso, está pronto para começar o processo de poupar.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA POUPAR
Ter a consciência de que não se deve gastar mais do que se ganha é uma das etapas conquistadas para atingir uma Educação Financeira eficaz, ponto este que deve ser aprendido e entendido desde a infância, formando uma geração de adultos com atitude responsáveis diante das suas finanças.
Em países mais desenvolvidos, a cultura da Educação Financeira e da geração de poupança é estimulada nas escolas, nas conversas de família e de amigos, na educação infantil até a fase adulta e, todo esse suporte educacional voltado para as finanças permite maior sucesso financeiro, gerando poupança e criando reservas para os momentos de emergências.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA INVESTIR
O ponto alto e mais empolgante da Educação Financeira é transformar vidas por meio dos investimentos. Agora a boa Educação Financeira aprendida irá lhe proporcionar conhecimentos para investir suas reservas, onde haverá rendimentos, no mínimo, acima da inflação. Ver o seu patrimônio crescer por meio dos investimentos, rendendo a juros compostos é mais que gratificante, é empolgante.
É importante reservar de 20% a 30% das suas receitas mensais para os investimentos, bem como realizar uma diversificação para preservar seu capital e evitar perdas financeiras futuras. Deste modo, caso um investimento apresente resultados abaixo do esperado, outros irão realizar a compensação ao apresentarem resultados melhores.
Agora é fácil perceber que os investimentos trazem excelentes benefícios e proporcionam um futuro mais tranquilo. Assim, busque conhecimento, estabeleça metas, coloque seus planos em prática e veja o quanto a Educação Financeira pode ser uma excelente aliada nos seus projetos de vida, bem como a mudança da percepção do mundo que os cerca.
Quer mais dicas como esta para crescer financeiramente?
Confira outros artigos do nosso blog que podem ser perfeitas para a sua situação.
Até a próxima!