Metas são um objetivo de forma quantificada, se refere a tarefas específicas que precisam ser realizadas de forma regular, para alcançar determinado objetivo.
Além disso, são temporais e estão sempre ligadas a prazos, ou seja, são pequenas ações que precisam ser realizadas diária, semanal e mensalmente, para que se alcance o objetivo final proposto, de forma organizada e planejada.
Quando bem utilizadas, as metas definem os critérios de sucesso de uma organização, mas para que isso ocorra, elas não podem ser focadas em tarefas ou esforço.
DEFININDO METAS DA MANEIRA CORRETA
Existem alguns métodos para definição de metas que podem ajudar a desdobrar seu Planejamento Estratégico para alcançar os resultados desejados.
Para começar, separe suas metas em 4 componentes:
– Objetivo (o que você quer atingir);
– Medida (como você vai medir seu objetivo);
– Target (calor alvo da medida, qual meta deve ser atingida);
– Iniciativas organizacionais (quais ações serão feitas para atingir o objetivo).
Após fazer a separação de fatores:
– Avalie as metas que você definiu;
– Se você tem uma tarefa, pense no motivo pelo qual você a está fazendo. Este é seu objetivo;
– Pense no que aconteceria de bom se a tarefa fosse bem feita, estas são suas medidas e targets.
Ser capaz de transformar o planejamento estratégico em realidade exige não só o engajamento da alta gestão, mas de todos na empresa.
Por isso, é necessário promover o devido desdobramento de metas em – objetivos menores e melhor gerenciáveis – para que todas as equipes se sintam envolvidas e passem a se comprometer
DESDOBRANDO AS METAS
Traçar metas é um meio estratégico para atingir, etapa por etapa, objetivos maiores em relação ao futuro da empresa.
Podem estar relacionadas ao número de leads, ao reconhecimento da marca, ao aumento dos números, à expansão de filiais etc.
Essa é uma das formas mais eficientes de se alcançar um objetivo, mas, na prática, isso pode sair de maneira um pouco diferente, já que as metas nem sempre chegam claras aos colaboradores, ou não são vistas como parte de algo maior.
É aí que entra o desdobramento de metas, pois, mais do que planejar os estágios que levam a um objetivo, é importante manter toda a equipe devidamente a par dele.
Por isso, é importante dividir responsabilidades e explicar que os diferentes setores da empresa funcionam como engrenagens as quais possuem um objetivo em comum – o sucesso dos projetos – e, assim, fazer com que cada membro se sinta parte essencial do planejamento.
METODOLOGIAS PARA O DESDOBRAMENTO DE METAS
Atualmente, existem várias metodologias para auxiliar na definição de estratégias e desdobramento de metas, por exemplo:
– BSC (Balanced Scorecard): visa alinhar a estratégia da empresa às operações por meio de indicadores atrelados aos objetivos estratégicos do negócio.
– OKR (Objectives and Key Results): propõe a elaboração de objetivos que se relacionam entre si e, quando atingidos de maneira individual ou coletiva, contribuem para o alcance dos propósitos macro do negócio.
– PDCA: ciclo que se baseia em um modelo de gerenciamento contínuo. Ou seja, as iniciativas planejadas e executadas são constantemente monitoradas quanto a efetividade, viabilizando intervenções adequadas sempre que necessário.
NA PRÁTICA
Para que o desdobramento seja bem-sucedido, é necessário não só expor às equipes a relevância de cada um no processo, mas oferecer formas para que os esforços devidos e a eficiência nos resultados sejam possíveis.
Para que isso ocorra, é necessário otimizar a comunicação entre os profissionais de diferentes setores.
Desenvolver um canal, um meio que auxilia na manutenção do contato entre as equipes, ao mesmo tempo em que ajuda no estreitamento dos laços entre eles.
Foco, disciplina, dedicação e confiança vão ajudar você e sua equipe a não desistir no meio do caminho e, assim, alcançar as metas estipuladas no começo do planejamento, resultando em satisfação pessoal e profissional.
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Até a próxima!