fbpx

Benefícios do Check-Up Financeiro

Check-up financeiro

Após a realização de algumas pesquisas , foi possível perceber que 58% dos brasileiros admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo ao controle da sua saúde financeira.

Além disso, 17% dos consumidores sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou empréstimos para pagar as contas do mês. Sendo que, entre os mais jovens, esse percentual aumenta para 24%.

Com isso, é possível perceber que, para mais da metade dos brasileiros, a organização financeira não é um hábito comum, o que acaba resultando em desagradáveis complicações.

Mas é possível reverter esse quadro.

O primeiro passo para alcançar uma vida financeira estável é o autoconhecimento, pois conhecer seus hábitos e preferências, bem como avaliar quais são suas fontes de renda e com o que você tem gastado seu dinheiro o ajuda a entender qual a sua situação financeira atual.

MUDANÇAS FINANCEIRAS

Um check-up financeiro serve para verificar sua situação atual e analisar o que precisa ser mudado.

A partir disso é necessário encarar suas contas de frente e fazer a seguinte avaliação:

  • Gasto mais do que ganho?
  • Faço compras por impulso?
  • Uso cheque especial ou o rotativo do cartão com frequência?
  • Tenho dívidas?
  • Acho que deveria ganhar mais?
  • Tenho dificuldades para poupar ou investir?

Manter um controle mais frequente do seu orçamento pode ajudar a resolver todas essas questões. Afinal, quando você presta mais atenção aos seus gastos, fica mais fácil evitar os excessos e descontroles. Além disso, você ainda pode começar a poupar e investir para fazer o seu dinheiro render mais.

Leita também: Educação financeira e o poder de transformar investidores

DISCIPLINA FINANCEIRA

Cuidar das suas finanças, em alguns sentidos, é como cuidar do seu corpo.

Não adianta olhar seu extrato de vez em quando, mas desenvolver uma melhor educação financeira e criar o hábito de controlar e planejar seu orçamento com frequência.

Para dar início, reflita:

  • TENHO UMA RESERVA DE EMERGÊNCIA? 

Ter um valor reservado para momentos de emergência pode ajudar em situações assim. É recomendado especialmente para profissionais autônomos, mas não deixa de ser importante a todo tipo de pessoa. Afinal, ninguém está livre de imprevistos.

  • COSTUMO POUPAR?

Economizar e poupar dinheiro é fundamental para qualquer pessoa, não só para proteger suas finanças em caso de emergência, mas também para planejar sua aposentadoria, para realizar projetos e sonhos de médio e longo prazo e para fazer seu dinheiro render mais.

  • COSTUMO INVESTIR?

Investir seu dinheiro é uma forma de ter mais rendimentos. Mas para investir, é necessário antes, poupar algum dinheiro, para depois, aplicá-lo por certo tempo em um investimento.

A medida que você vai desenvolvendo mais disciplina financeira fica mais fácil poupar e investir. E os resultados compensam.

Quer mais dicas como esta para crescer financeiramente?

Confira outros artigos do nosso blog que podem ser perfeitas para a sua situação e não esqueça de fazer o seu check-up financeiro!

Até a próxima!

Carol

Carol

Sobre nós

A SOLUTION FOR LIFE é uma empresa especializada em planejamento financeiro diversificado que desde 1997 assessora pessoas a construir independência financeira, através de consultorias, palestras e workshops seguindo uma metodologia eficaz.

Artigos recentes...

Curta a nossa FanPage

Conheça a nossa metodologia!

Receba as nossas novidades
através do e-mail!

Iniciar conversa!
Precisando de ajuda? Fale conosco!
Olá!
Como nós podemos te ajudar hoje?